Como aprender a pedalar depois de adulto?

205
0

1. Sem plateia

Escolha uma rua sem movimento para praticar sem ter que desviar ou correr o risco de atropelar alguém. O local deve ter uma leve inclinação para ajudar nos embalos e fazer você se acostumar aos poucos a desenvolver velocidade.

pedal-2

2. Pés no chão

No início, nada de bikes caras, profissionais ou dobráveis – estas, com aros pequenos, dificultam o equilíbrio. Opte por bicicletas menores ou ajuste o selim para que seja possível colocar os pés no chão de forma fácil e rápida, mesmo quando estiver sentado.

3. Ande de bike

Sentado no selim, use os pés para impulsionar a bicicleta, sem utilizar os pedais – que podem ser retirados ou dobrados. Nos declives, levante os pés de leve. A ideia é entender a dinâmica da bicicleta e desenvolver o equilíbrio.

4. Pare e Manobre

Frear é uma das lições mais importantes. Coloque dois dedos na alavanca e teste a intensidade da frenagem. Para manobrar, comece com curvas abertas, virando o guidão bem de leve. Aos poucos, arrisque curvas mais fechadas.

5. Pedala

Com equilíbrio e frenagem dominados, é a vez dos pedais. Gire-os e pare repetidamente até sentir confiança – primeiro em linha reta e depois em curvas. Lembre-se de ajustar a altura do selim para que o joelho quase se estique a cada pedalada. Quando já estiver pedalando, só coloque os pés no chão depois da parada completa.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA